O primeiro sobrevoo da temporada de avistagem de baleias-francas em Santa Catarina registrou cerca de 85 animais no Litoral Sul do estado. A ação foi realizada nesta sexta-feira (11) e integra o Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba. O número ainda é preliminar e pode passar por revisão.
Do total observado, 38 eram fêmeas acompanhadas de seus filhotes (conhecidos como Fefis), oito adultos e um subadulto. A maior concentração foi registrada entre as praias do Rosa e de Itapirubá Norte, em Imbituba, com destaque para a praia de Ibiraquera. Em Garopaba, a praia do Siriú teve o maior número de grupos, incluindo um raro filhote semi-albino.
O monitoramento aéreo, que contava com a previsão de cobrir toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca de Florianópolis a Balneário Rincão precisou ser interrompido na região de Jaguaruna devido ao forte nevoeiro.
Veja o vídeo
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O trabalho é realizado em parceria entre o Instituto Australis (ProFRANCA), a Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental e o Porto de Imbituba. Além dos sobrevoos, o programa também realiza observações diárias por terra até o fim de novembro.
Proteção e conservação
As informações coletadas orientam as operações do porto, com o objetivo de alinhar as atividades econômicas à preservação dos animais. “Os dados dos sobrevoos são fundamentais para ajustar nossas operações à conservação da biodiversidade marinha”, afirmou o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes.
A baleia-franca já foi amplamente caçada ao longo do litoral brasileiro, o que levou ao desaparecimento da espécie da costa catarinense por muitos anos. Hoje, segundo o ProFRANCA, a população da espécie é estimada em cerca de 800 indivíduos, com taxa de crescimento anual de 4,8%.
“O monitoramento é uma forma de compensar o passado histórico da caça. Fazemos isso com muito cuidado e carinho”, destacou Paulo Márcio de Souza, gerente de Meio Ambiente do Porto de Imbituba.
A temporada de baleias-francas vai até o fim de novembro.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Polícia Militar atende duas ocorrências de violência doméstica em Blumenau no domingo
Cadela Zaara, do Corpo de Bombeiros de SC, se aposenta após missões em Brumadinho, RS e Petrópolis
Segunda-feira começa com nevoeiro em Blumenau, mas sol deve aparecer ao longo do dia