O GP da Holanda foi mais um espetáculo da MotoGP em 2025. E novamente, quem reinou absoluto foi Marc Márquez, que venceu sprint e prova principal, e somou incríveis 37 pontos no fim de semana. Com isso, igualou a lenda Giacomo Agostini, com 68 vitórias na classe rainha, cravando ainda mais seu nome na história do motociclismo mundial.
A vitória veio após intensas disputas nas voltas iniciais com Pecco Bagnaia e Álex Márquez. Marc mostrou cabeça fria, controlou o ritmo e “deu o bote” no momento certo, cruzando a linha com autoridade.
Mas o final de semana teve também um momento triste: Álex Márquez caiu feio, fraturou a mão e passará por cirurgia. O espanhol está em observação e será reavaliado nos próximos dias. A queda impacta diretamente na briga pelo título.
No pódio de Assen:
1. Marc Márquez (Ducati Lenovo)
2. Marco Bezzecchi (Aprilia)
3. Pecco Bagnaia (Ducati Lenovo)
Classificação atualizada do Campeonato de Pilotos – Top 5
1. M. Marquez – 307 pts
2. A. Marquez – 239 pts
3. F. Bagnaia – 181 pts
4. F. Morbidelli – 139 pts
5. F. Di Giannantonio – 136 pts
Classificação dos Construtores – Top 5
1. Ducati – 356 pts
2. Aprilia – 145 pts
3. KTM – 137 pts
4. Honda – 128 pts
5. Yamaha – 98 pts
Opinião
Marc Márquez está num momento extraordinário. A Ducati apostou no espanhol e o retorno está sendo acima das expectativas. Ele está vivendo sua melhor fase: dominante, preciso e consistente. Mais uma vez ele fez barba, cabelo e bigode — vencendo sprint, corrida principal e aumentando sua vantagem no campeonato. Ele é o favorito absoluto ao título de 2025.
Álex Márquez, seu irmão, vinha fazendo boa temporada, mas agora precisará se recuperar rápido da lesão. Caso contrário, pode ver sua chance de título escapar de vez.
Pecco Bagnaia até conseguiu um pódio, mas vê Marc se distanciar. A pressão só aumenta, especialmente após perder posição para um piloto com moto 2024 (Bezzecchi) e estar atrás de Álex no campeonato.
Moto2: Diogo Moreira entra para a história
Mas o grande destaque brasileiro do final de semana veio na Moto2!
Diogo Moreira, após cravar sua terceira pole consecutiva, venceu pela primeira vez na carreira na categoria, tornando-se o primeiro brasileiro da história a vencer na Moto2!
A vitória veio com autoridade e emoção. Diogo largou bem, caiu para quarto, brigou duro no pelotão da frente, e deu o bote final faltando duas voltas para o fim. O hino brasileiro ecoou forte no autódromo de Assen, trazendo uma nostalgia que há tempos não víamos nas pistas do Mundial.
Com o resultado, Diogo Moreira assume a 3ª colocação no campeonato de pilotos, apenas 28 pontos atrás do líder. O Brasil agora acredita que poderá ver seu nome novamente na classe rainha do motociclismo mundial em breve.
A próxima etapa da MotoGP será na Alemanha, no circuito de Sachsenring, já no próximo fim de semana (5 a 7 de julho). Estaremos juntos mais uma vez, acompanhando tudo de perto.
Nos vemos na próxima prova.
Bora acelerar, com Ronan Kietzer!
Mín. 14° Máx. 25°