
Blumenau dá início nesta terça-feira (1º) à programação do Julho Laranja, mês dedicado à conscientização e prevenção de desastres naturais. Instituída por lei municipal desde 2015, a campanha busca reforçar na comunidade a importância do cuidado com a natureza e da preparação para eventos climáticos extremos.
A abertura oficial será marcada por uma palestra do ex-prefeito de Blumenau e atual diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing. O tema será “Ações de Resiliência Urbana: Da Gestão de Desastres ao Financiamento do Desenvolvimento Sustentável”.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Na quarta-feira (2), escolas da rede municipal e estadual participarão de um plano de evacuação, com simulações para orientar estudantes e profissionais da educação sobre como agir em situações emergenciais que exijam a desocupação dos prédios.
O destaque da programação será no sábado (5), com o Simulado de Preparação para Desastres, no bairro Nova Esperança. A ação vai reunir 18 entidades, incluindo Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar, Polícia Científica, Samu, além de secretarias municipais e voluntários, como o Jeep Clube e radioamadores. A simulação irá reproduzir um cenário de fortes chuvas e ocorrências múltiplas, com operações de resgate, salvamento e acolhimento de vítimas.
A programação segue ao longo do mês com o Simpósio Municipal de Defesa Civil, marcado para 9 de julho, no auditório da Furb. O evento terá quatro palestras e uma mesa-redonda sobre prevenção de desastres e os desafios das cidades frente às mudanças climáticas.
Outras ações incluem campanha de doação de sangue, exposição fotográfica, treinamentos internos e a iluminação do prédio da Prefeitura na cor laranja, símbolo da campanha.
Gordura acumulada em chaminé de churrasqueira provoca incêndio em restaurante em Blumenau
Homem é surpreendido por assaltante armado enquanto trabalhava em Blumenau
Defesa Civil Estadual abre parcialmente comportas das barragens de Ituporanga e Taió
Mín. 20° Máx. 30°