Moradores de Blumenau, convivem com a falta de água em meio à onda de calor que atinge Santa Catarina. No fim de semana, a cidade registrou a temperatura mais alta do ano, de 37,6°C, segundo o AlertaBlu, intensificando os impactos do desabastecimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
No bairro Garcia, moradores contam as dificuldades para realizar tarefas básicas, como tomar banho, lavar louça e roupas.
“Fazem três dias que não vem água na torneira. É uma vergonha a cidade estar assim”, desabafou a moradora Claúdia, da rua Ari Burgonovo.
Bianca Rodrigues, moradora de uma transversal da rua Araranguá, conta que os problemas já duram dois dias. Segundo ela, os atendentes do Samae dão informações divergentes sobre a situação.
“Até ontem estava tudo normalizado, pediram para olhar o registro, mas à noite liguei e informaram que a ETA 3 estava em manutenção e a previsão era normalizar durante a madrugada. Acordamos agora sem um pingo de água ainda”, contou.
Enquanto isso, moradores improvisam o uso de galões armazenados em casa, mas a falta de previsão para restabelecimento deixa a população preocupada.
Veja o vídeo
O que diz o Samae
Procurado, o Samae de Blumenau disse o seguinte:
Ontem, a ETA 3 ficou desativada por algumas horas até que a turbidez do Ribeirão Garcia se normalizasse. No final da tarde, o sistema foi religado e, desde então, está pressurizado. As áreas mais altas são as últimas a receber água, e quem não possui caixa d’água ou tem algum equipamento ligado diretamente na rede (não recomendado pela legislação) é o mais prejudicado.
