
Moradores da Rua Agnes Matias, na Itoupava Central, em Blumenau, estão sem água desde a noite de sábado (13). Tatiana Pereira, moradora da região, classificou a situação como "inadmissível" e afirmou que a interrupção no fornecimento prejudica a rotina da comunidade. "Pagamos mais de R$ 400 por mês e ainda assim ficamos dias sem água. É frustrante e constrangedor", disse.
Segundo o Samae de Blumenau, a região tem sido afetada por uma série de situações que provocam intermitência no fornecimento de água. No último domingo (14), a Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2) ficou parada por cerca de cinco horas para manutenção preventiva na subestação elétrica. Desde então, o sistema vinha sendo gradualmente restabelecido.
No entanto, na noite deste segunda-feira, a ETA 2 foi novamente impactada pela falta de energia elétrica em mais de 5 mil unidades consumidoras. Esse problema comprometeu novamente o tratamento e o bombeamento da água, afetando diversas regiões atendidas pela estação, incluindo a Itoupava Central.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Em nota, o Samae afimrou que para minimizar os transtornos, mobilizou caminhões-pipas que estão reforçando o abastecimento em locais com reservatórios menores ou com sistemas que permitem a injeção de água na rede. A expectativa é que o serviço seja normalizado gradualmente ao longo desta terça-feira (16).
O Samae orienta que, enquanto durar a intermitência, os moradores priorizem o uso consciente da água e fiquem atentos aos pontos de abastecimento emergencial disponibilizados pelos caminhões-pipas.
Mín. 19° Máx. 31°