
A partir de 2026, a Educação de Rio do Sul, no Alto Vale, dará um novo passo na oferta de ensino em tempo integral. A Secretaria Municipal de Educação confirmou que mais escolas passarão a contar com contraturno ampliado e novas ações pedagógicas, beneficiando diretamente os estudantes da Escola Cívico-Militar Roberto Machado, no Progresso, e de outras unidades que integram o novo planejamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Um dos destaques é a expansão do Programa Rio do Sul + TEC, realizado em parceria com o Sesi. Atualmente restrito aos estudantes do Ceplas, no bairro Barragem, o projeto chegará também à Escola Modelo Ella Kurth (Rainha), ao Centro Educacional Aníbal de Barba (Canta Galo) e à ECIM Roberto Machado. Com isso, a previsão é de que quase 1,5 mil estudantes do 4º ao 9º ano participem de cursos voltados à tecnologia e qualificação profissional.
Outra mudança importante é o aumento da carga de atividades complementares. Escolas que antes ofereciam três dias de contraturno passarão a contar com programação contínua de segunda a sexta-feira, ampliando o tempo de permanência dos estudantes nas unidades.
A ampliação também alcança as etapas iniciais do ensino. Crianças da pré-escola ao 2º ano do Ensino Fundamental receberão apostilas padronizadas de letramento e alfabetização, que serão utilizadas por toda a rede municipal.
Mín. 18° Máx. 30°