
Com o verão se aproximando e as praias de Santa Catarina prestes a ficar lotadas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já se prepara para a temporada mais movimentada do ano. Nesta terça-feira (11), o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) fez um treinamento intenso em Florianópolis de resgate aquático e terrestre com o uso da aeronave Arcanjo. A ação foi em parceria com o SAMU Aeromédico.
A ideia é garantir que as equipes estejam totalmente prontas para atuar em situações de emergência durante a Operação Estação Verão, quando o número de ocorrências costuma aumentar tanto no mar quanto em trilhas e áreas de difícil acesso.
As atividades começaram logo cedo na Praia do Campeche, onde os bombeiros executaram manobras de helocast e sling, técnicas usadas para o resgate de vítimas de afogamento e arrastamento. Nessas operações, o guarda-vidas salta do helicóptero ainda em movimento para alcançar a vítima na água e faz o salvamento com o auxílio de cordas ou de um cesto de elevação, conhecido como "puçá".
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
À tarde, o cenário do treinamento mudou para o hangar do BOA, no Aeroporto Hercílio Luz, onde os bombeiros realizaram simulações de resgate terrestre. As instruções incluíram o uso de rapel, triângulo de resgate e maca de ribanceira, técnicas usadas em ocorrências de trilhas e encostas.
De acordo com o comandante do BOA, tenente-coronel Hugo Manfrin Dallossi, o treinamento é essencial para manter a eficiência e a segurança das operações. Ele integra o cronograma de capacitação da Operação Estação Verão CBMSC, que busca reforçar o compromisso da corporação com a segurança dos catarinenses e turistas durante o período de maior movimento no estado.
Mín. 18° Máx. 30°