
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu em flagrante dois servidores públicos da Prefeitura de Schroeder, um dentista e uma auxiliar de consultório, suspeitos de falsidade ideológica. A prisão ocorreu ainda na sexta-feira (7) após a descoberta de um esquema de fraude no registro de ponto eletrônico em uma unidade de saúde do município.
Segundo a investigação, o setor de Tecnologia da Informação da prefeitura analisou imagens internas e identificou que a auxiliar registrou o ponto do dentista às 7h15, mesmo sem a presença dele. Há ainda suspeitas de que ela tenha realizado atendimentos odontológicos no lugar do profissional em outras datas.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Após a constatação da irregularidade, o secretário de Saúde foi até o local e confrontou os envolvidos. De acordo com a Polícia Civil, ambos confessaram a prática. Durante a abordagem, a auxiliar entregou espontaneamente o objeto usado para a fraude: uma prótese de silicone com a impressão digital do dentista, encontrada em sua bolsa.
Os dois servidores foram conduzidos à Central de Flagrantes em Jaraguá do Sul e permaneceram presos após análise do delegado de plantão. O caso foi registrado como falsidade ideológica consumada, e a prótese foi recolhida para perícia.
Com base nos fatos noticiados na imprensa nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Schroeder vem a público reafirmar seu inabalável compromisso com os princípios da transparência, ética, legalidade e o rigoroso combate a qualquer tipo de irregularidade no serviço público.
A Administração Municipal informa que já está colaborando irrestritamente com as autoridades competentes para a completa elucidação e análise aprofundada do caso. Internamente, foi imediatamente determinada a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conforme a legislação vigente, para apurar a conduta dos servidores públicos envolvidos.
Este procedimento será conduzido com total isenção e rigor, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório, visando a aplicação das sanções cabíveis, caso irregularidades sejam comprovadas.
Isso reforça o entendimento de que a administração pública atuará com todas as ferramentas legais disponíveis para defender o patrimônio e o erário público, bem como a imagem da gestão e dos servidores que atuam com probidade.
A Prefeitura de Schroeder reitera sua posição de tolerância zero com desvios de conduta e garante que todas as medidas necessárias serão tomadas para manter a integridade, a lisura e a confiança da população nos serviços prestados.
Mín. 18° Máx. 30°