
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (29) a Operação Apa Segura, com o objetivo de investigar irregularidades na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, localizada em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Jaguaruna, Itapema, Araranguá, Urussanga, Armazém, Capivari de Baixo e Tubarão. A ação atende a uma requisição do Ministério Público Federal (MPF) para apurar irregularidades na emissão de licenças ambientais em Áreas de Preservação Permanente (APP) entre 2015 e 2025.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Segundo a PF, há indícios da existência de uma organização criminosa suspeita de fraudes e de negociar certidões, licenças, autorizações e laudos em desacordo com a legislação ambiental e decisões judiciais. Laudos periciais apontam que a urbanização desordenada na região pode provocar contaminação de lençóis freáticos, enchentes e alagamentos.
Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e crimes contra a administração ambiental.
Homem sem CNH e sob efeito de álcool causa acidente em Rio dos Cedros; motociclista ficou ferido
Acidente entre carro e caminhão deixa motorista gravemente ferido na BR-470, no Alto Vale
Cachorra atingida por mais de 20 chumbinhos é resgatada após denúncia em Gaspar
Mín. 18° Máx. 30°