O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou na última sexta-feira (17) o relatório de balneabilidade nº 75, com informações sobre a qualidade da água nas praias do estado entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025.
De acordo com o levantamento, 77,31% dos 238 pontos monitorados estão próprios para banho, o que representa 184 locais. Em Florianópolis, 67 dos 87 pontos analisados estão adequados, o equivalente a 77,01%. Isso significa que mais de 20% das praias ainda apresentam risco para os banhistas, sendo consideradas impróprias devido à presença da bactéria Escherichia coli acima dos limites permitidos.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade, regulamentado pela Resolução Conama nº 274/2000, classifica como impróprias as praias onde mais de 20% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas apresentam E. coli acima de 800 por 100 ml, ou quando a última coleta registra mais de 2.000 por 100 ml.
O IMA disponibiliza todas as informações no site balneabilidade.ima.sc.gov.br, onde é possível conferir o status de cada ponto, histórico das coletas e dados como vento e maré. O monitoramento é realizado semanalmente de outubro a março e mensalmente de abril a setembro, garantindo transparência sobre a segurança para banho nas praias catarinenses.
Homem fica ferido em acidente de moto no bairro Itoupavazinha, em Blumenau
Perseguição na BR-470 termina com motorista morto e dois adolescentes apreendidos em Gaspar
Campanha Dia D da Multivacinação realiza mais de 1,6 mil atendimentos em Balneário Camboriú
Mín. 12° Máx. 21°