A Justiça Eleitoral inicia uma nova rodada de atendimentos descentralizados nos municípios de Gaspar e Ilhota, no Vale do Itajaí. O objetivo da ação é facilitar o acesso dos eleitores aos principais serviços eleitorais, como emissão do primeiro título, regularização, transferência de domicílio, atualização cadastral e biometria. A Justiça Eleitoral ressalta que todos esses atendimentos estarão disponíveis durante as visitas aos bairros e reforça o convite especialmente aos jovens, que já podem emitir o título a partir dos 15 anos, incentivando sua participação ativa na vida democrática do país.
A iniciativa faz parte do programa Justiça Eleitoral em Movimento, que busca aproximar o cartório da população, especialmente daqueles que têm dificuldade de deslocamento até o centro de Gaspar, onde está localizada a sede da 64ª Zona Eleitoral.
De acordo com a juíza eleitoral Maria Augusta Tonioli, esta nova etapa contempla cinco datas em diferentes bairros dos dois municípios, com o objetivo principal de aumentar o índice de biometria e antecipar os ajustes necessários no cadastro eleitoral antes do fechamento previsto para 2026.
"Nós queremos facilitar a vida do eleitor, levar os serviços até as comunidades e evitar filas e transtornos na reta final do calendário eleitoral. Além disso, a biometria torna o processo de votação mais ágil e seguro, reduzindo o tempo de espera no dia da eleição", destacou.
Os atendimentos descentralizados ocorrerão nas seguintes datas e locais:
20 e 21 de outubro – Belchior Central (Gaspar), na EEB Vereador Laurentino Schmitt;
27 e 28 de outubro – Baú Central (Ilhota), na EEB Alberto Schmitt;
3 e 4 de novembro – Alto Gasparinho (Gaspar), na EEF Professora Ana Lira;
10 e 11 de novembro – Bairro Bela Vista (Gaspar), no IFSC;
24 e 25 de novembro – Bairro Bateias (Gaspar), na EEB Luiz Franzói.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Embora o atendimento possa ser realizado por ordem de chegada, o cartório orienta que os eleitores façam agendamento para evitar filas. O contato é feito pelo WhatsApp (47) 9 8818-2226, das 13h às 19h. Segundo a juíza, o agendamento garante mais conforto ao eleitor e melhor organização do atendimento. Para quem tiver dúvidas sobre o local de votação ou quiser confirmar sua situação eleitoral, o mesmo canal de atendimento está disponível.
Blumenau promove Dia D da Multivacinação neste sábado para crianças e adolescentes
Mulher é presa em Blumenau após ameaçar a vizinha, resistir à prisão e danificar viatura da PM
Homem é preso com um quilo de maconha em operação da PM em Gaspar
Mín. 19° Máx. 26°