Capacitação, bem-estar psicológico e incentivo financeiro estão entre as ações previstas em um novo pacote voltado aos professores da rede estadual de ensino em Santa Catarina. O programa, lançado nesta quarta-feira (15), reúne medidas que vão desde o combate à violência nas escolas até a valorização de profissionais temporários (ACTs).
A iniciativa prevê seis eixos de atuação e passa a ser implementada ainda em 2025. O plano inclui a criação de uma Escola de Formação de Professores, mudanças nas regras para pós-graduação com dispensa de carga horária, programas de apoio à saúde mental e bonificações por desempenho.
Na formação, o governo promete dobrar a oferta de vagas para cursos de mestrado e doutorado, além de garantir a manutenção de salários e liberação parcial da jornada para quem estiver matriculado em programas reconhecidos pela Capes/MEC. Já a nova Escola de Formação terá cursos presenciais voltados para o desenvolvimento contínuo, com foco nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Especial, educação inclusiva e práticas pedagógicas contemporâneas. A primeira formação em larga escala está prevista para fevereiro de 2026.
A valorização salarial também está no pacote: professores que atingirem metas de desempenho e qualificação poderão receber uma gratificação de R$ 3 mil. Além disso, a totalidade dos recursos do Fundeb deve ser direcionada à folha de pagamento do magistério.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Outra mudança envolve os professores ACTs, que poderão manter suas vagas por mais um ano letivo caso as condições contratuais sejam mantidas. O governo também promete facilitar o aumento da carga horária desses profissionais na mesma escola.
O programa prevê ainda a contratação de 40 psicólogos para atuar no acolhimento e apoio à saúde mental dos docentes, por meio do 'Acolher Professor SC'. Também haverá ações específicas para enfrentamento da violência contra educadores, incluindo atendimento às vítimas e campanhas de conscientização com estudantes e famílias.
Além do lançamento do programa, o governo catarinense confirmou a chamada de mais de 4 mil profissionais aprovados em concurso ainda neste ano, além de novos editais para 2026.
Celulares furtados são recuperados na Oktoberfest 2025; mulher é presa em flagrante por furto
Mín. 14° Máx. 27°