A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto da Câmara de Blumenau realiza nesta terça-feira (7) uma nova reunião. Desta vez, será ouvido o economista da Agência Intermunicipal de Regulação (Agir), Ademir Manoel Gonçalves, que prestará depoimento na condição de testemunha. A oitiva está marcado para às 10h.
Na sequência, às 11h, será a vez da ex-assessora jurídica da Agir, Maria de Fátima Martins, também convocada para esclarecimentos sobre a atuação da agência na fiscalização e regulação dos serviços de esgotamento sanitário em Blumenau.
Os depoimentos integram a fase de coleta de informações da CPI, instalada para apurar responsabilidades e possíveis falhas nos contratos e na prestação dos serviços de esgoto no município.
A reunião será transmitida ao vivo pela TV Legislativa de Blumenau, nos canais 4.2 (TV aberta), 14 da Net, e também no YouTube oficial da Câmara.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Na última sexta-feira (3), o ex-prefeito e atual deputado estadual, Napoleão Bernardes, explicou que a concessão dos serviços de esgoto foi adotada como alternativa para viabilizar investimentos, já que Blumenau tinha apenas 4,8% de cobertura na época e os repasses da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) não foram liberados. A falta de recursos causou um desequilíbrio no contrato com a concessionária, estimado em R$ 159 milhões. Diante disso, a gestão optou por renegociar o contrato, em vez de repassar o valor à tarifa ou cobrir com recursos municipais.
Apesar de um novo termo aditivo firmado em 2015, nenhuma obra foi executada até o fim da gestão de Bernardes. Segundo ele, a prefeitura aguardava autorização da Funasa, que só veio em 2018. Entre as medidas adotadas na renegociação, destacou a redução de R$ 51 milhões em despesas operacionais, a retomada da gestão comercial pelo Samae e o redimensionamento de obras.
Mais agilidade no socorro: Samu de Balneário Camboriú ganha duas motolâncias novas
Rio do Sul discute criação de projeto para cultivo de plantas medicinais
Blumenau usa câmeras para mapear presença de animais em áreas urbanas
Mín. 18° Máx. 30°