Blumenau iniciou nesta semana uma nova etapa do projeto Fauna Atropelada, com foco no monitoramento de mamíferos de médio e grande porte que vivem em áreas de mata próximas às regiões urbanizadas da cidade. A ação tem como objetivo complementar os dados já levantados pela equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, identificando as áreas com maior presença de fauna silvestre.
Para isso, estão sendo instaladas armadilhas fotográficas em pontos estratégicos, câmeras automáticas com sensores de movimento que registram, de forma não invasiva, a presença dos animais. A primeira região a ser mapeada será a do Garcia, mas a meta é alcançar todos os bairros que possuam fragmentos florestais próximos a centros urbanos.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Os registros obtidos pelas câmeras irão compor relatórios anuais, o primeiro deles previsto para setembro de 2026, com resultados disponibilizados à população. O projeto Municipal de Monitoramento de Fauna Atropelada é realizado também em parceria com o Programa Saasblu e o Laboratório de Zoologia da Furb.
Mais agilidade no socorro: Samu de Balneário Camboriú ganha duas motolâncias novas
Rio do Sul discute criação de projeto para cultivo de plantas medicinais
Com 1 milhão de novos eleitores previstos, TRE-SC acelera preparativos para as eleições de 2026
Mín. 18° Máx. 21°