Nesta quarta-feira (1°), a Secretaria de Saúde de Blumenau realiza mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O bairro Vorstadt vai receber a aplicação do fumacê, técnica utilizada para reduzir a população de mosquitos adultos em áreas com registro ou risco de proliferação das doenças.
A aplicação ocorrerá das 5h30 às 7h30, nas ruas Antônio Treis, Alfredo Kaestner, Dr. Oswaldo N. Espíndola e Sebastião Voss. A medida faz parte do conjunto de ações preventivas adotadas pelo município para conter o avanço das arboviroses, especialmente em bairros com maior incidência de focos do mosquito. A aplicação é feita com o uso de um inseticida específico, espalhado em forma de névoa fina (fumacê).
A Prefeitura orienta os moradores dessas áreas a manterem portas e janelas abertas durante a aplicação, para que o produto tenha maior eficácia no interior das residências, e a cobrirem alimentos, utensílios de cozinha e recipientes com água potável.
Entre os dias 15 e 29 de setembro, Blumenau registrou 129 novas notificações de dengue e identificou 27 novos focos do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o boletim da dengue, divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (29), nas últimas duas semanas foram confirmados 2 casos positivos, elevando para 394 o total de registros em 2025.
Até o momento, não há mortes pela doença neste ano. No entanto, em 2024, Blumenau encerrou o ano com 39 mortes por complicações da doença.
Segundo o balanço, os bairros com maior número número de focos seguem sendo a Itoupava Central (230), o Progresso (218) e a Itoupavazinha (191), que não registraram novos casos nas últimas semanas.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Os moradores de Blumenau também podem denunciar possíveis focos por meio do Programa de Combate à Dengue. O atendimento é realizado pelo OuvidorSUS, telefone 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível registrar a denúncia on-line clicando aqui.
Justiça dá 180 dias para governo de SC apresentar estudos sobre volta das câmeras corporais na PM
Câmera de segurança registra acidente que matou mulher em Blumenau
Mín. 17° Máx. 25°