Uma família de Gaspar, no Vale do Itajaí, está mobilizando a comunidade em busca de solidariedade para ajudar a custear uma prótese de perna. Após quase três meses de internação, dezenas de exames, cirurgias e complicações graves de saúde por conta da diabetes, Zeca Souza, de 69 anos, teve a perna amputada acima do joelho e agora precisa do equipamento para recuperar sua mobilidade e dignidade.
A situação começou no dia 13 de junho de 2025, durante uma sessão de fisioterapia após uma cirurgia no joelho. Zeca sofreu um mal-estar súbito e foi encaminhado ao hospital, onde os médicos diagnosticaram episódios de AIT, Ataque Isquêmico Transitório, uma espécie de AVC. Os exames revelaram obstruções graves nas artérias carótidas, o que impedia o sangue de chegar corretamente ao cérebro e às extremidades.
Pouco tempo depois, uma 'topada' no dedo do pé acabou desencadeando uma série de complicações. Por conta da diabetes, o ferimento não cicatrizou, começou a necrosar e levou a internações e cirurgias urgentes.
"Ele amputou o dedo, depois precisou ampliar a amputação, mas ainda assim a infecção persistia. E foi nesse momento que ele contraiu uma bactéria hospitalar ultra resistente", relata Mayara, filha de Zeca.
Sem circulação adequada na parte inferior da perna e sem resposta aos antibióticos, os médicos não tiveram outra alternativa a não ser amputar a perna acima do joelho.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Durante o tempo internado, os familiares ainda tiveram que arcar com diversos exames e consultas particulares. Agora, o próximo passo é garantir que o pai volte a caminhar. A prótese indicada custa R$ 23.500, mas a meta da campanha é de R$ 25.000 para cobrir também as taxas da plataforma de arrecadação online.
"Ele passou por muito sofrimento, mas segue firme e cheio de vontade de viver. Só queremos que ele tenha autonomia de novo, que possa sair de casa, caminhar, viver com dignidade. Toda ajuda faz a diferença", reforça a filha.
As doações podem ser feitas por meio da plataforma Vakinha, basta clicar aqui. Quem preferir também pode ajudar por meio de Pix: 5739809@vakinha.com.br
Nova plataforma orienta e certifica condutores de patinetes e veículos elétricos em Blumenau
Caminhoneiro fica ferido após capotar caminhão na BR-470, no Alto Vale
Mín. 13° Máx. 19°