Um homem de 57 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (24), no bairro Alto Gasparinho, em Gaspar, no Vale do Itajaí. Ele é suspeito de cometer o crime de maus-tratos contra um cachorro. A ação foi realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Delegacia de Gaspar, em operação conjunta com a Superintendência de Meio Ambiente.
A investigação teve início após uma denúncia anônima, acompanhada de um vídeo que mostrava as condições precárias em que o animal vivia. Ao chegar no local indicado, a polícia constatou que o cão apresentava feridas graves nas patas, com insetos na lesão, sem qualquer curativo, sem acompanhamento veterinário e visivelmente debilitado. O animal também estava sem acesso à água e comida, e apresentava sinais de desnutrição severa.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
O tutor do cão admitiu que não havia buscado atendimento veterinário e não apresentou nenhum tipo de medicamento ou tratamento em andamento. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao presídio local.
Conforme a PCSC, o caso foi enquadrado no artigo 32, § 1º-A, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata especificamente de maus-tratos contra cães e gatos. A pena prevista é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.
Câmara mantém nome 'Guarda de Trânsito' e rejeita mudança proposta pela Prefeitura
Prefeitura de Blumenau propõe doação de imóvel à entidade que administra o Lar Elsbeth Koehler
Corredor Norte: Estado libera R$ 10 milhões para início das desapropriações na SC-108, em Blumenau
Mín. 12° Máx. 23°