
A Barragem Sul de Ituporanga, uma das estruturas mais estratégicas para contenção de cheias no Vale do Itajaí, passou na última quarta-feira (17) por uma troca e o teste da última comporta do sistema. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e moderniza completamente a barragem após cinco décadas em funcionamento.
Desde que foi construída, na década de 1970, a estrutura nunca havia passado por uma recuperação. O tempo e o uso contínuo acabou comprometendo a eficiência e exigindo uma intervenção capaz de devolver segurança e confiabilidade à operação.
Agora, com a substituição total dos equipamentos, a barragem está pronta para responder melhor aos eventos climáticos extremos, garantindo proteção às cidades do Alto Vale e fortalecendo todo o sistema estadual de controle de cheias.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Com o teste desta semana, todas as comportas passaram a operar normalmente, devolvendo 100% da capacidade operacional da estrutura. A previsão é de que a obra completa seja entregue à população nas próximas semanas. O investimento total na reforma da Barragem Sul é de R$ 23,3 milhões, dos quais R$ 22,2 milhões já foram executados e pagos. O andamento físico da obra já chega a 95% de conclusão.
Mulher é socorrida em estado grave após ser esfaqueada pelo companheiro em Gaspar
Acidente entre motos de trilha deixa dois feridos em Indaial
Mín. 21° Máx. 31°