
O tempo volta a ficar instável em Santa Catarina a partir da tarde e noite deste sábado (20), com previsão de temporais que devem se intensificar ao longo do domingo (21) e início da segunda-feira (22). Segundo a Defesa Civil, o cenário é provocado por uma combinação de fatores: forte aquecimento, alta disponibilidade de umidade e a chegada de uma intensa frente fria, que desestabilizam a atmosfera em grande parte do estado.
No sábado, as instabilidades ocorrem de forma mais isolada, principalmente em áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, onde o calor e a umidade devem provocar pancadas irregulares de chuva, acompanhadas de trovoadas. Neste primeiro momento, o risco para ocorrências como destelhamentos e alagamentos é considerado baixo.
O alerta mais crítico, no entanto, é para o domingo, quando o avanço da frente fria deve provocar tempestades com potencial severo no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul já durante a madrugada e manhã. Nestas regiões, são esperadas rajadas intensas de vento, queda de granizo e forte atividade elétrica, além de risco moderado a alto para destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Ao longo da tarde e noite, o sistema avança e atinge as demais regiões do estado, incluindo o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, mantendo o cenário de alerta. A chuva deve continuar persistente em praticamente todo o território catarinense até a segunda-feira.
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a redobrar os cuidados durante o período de instabilidade, evitando áreas de risco e prestando atenção aos avisos meteorológicos divulgados pelos canais oficiais.
Penúltima rodada: Blumenau Futsal perde para São José e segue sem vitórias na LNF 2025
Linhas de ônibus da região sul de Blumenau sofrem alterações; confira as mudanças
Mín. 21° Máx. 31°