
Penha, no litoral Norte, publicou na última sexta-feira (12) o edital que regulamenta o cadastramento e licenciamento de comércio ambulante e eventual nas praias do município durante a temporada de verão 2025/2026.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
As inscrições estarão abertas de 6 a 24 de outubro e devem ser feitas de forma presencial na sede da Secretaria de Planejamento (Seplan), localizada na Rua Prefeito José Batista, nº 230, Centro.
Para participar, é obrigatório comprovar residência em Penha há pelo menos um ano, por meio de contrato de aluguel, contas de consumo ou documentos oficiais.
O edital define normas rígidas para os comerciantes licenciados:
Tendas padronizadas no estilo gazebo branco de 3m x 3m, com tablado ao fundo;
Proibido alterar o local definido pela fiscalização;
Não será permitido o uso de energia elétrica, água, freezers externos ou caixas de isopor;
Atividade deve ser exercida pelo próprio licenciado (não é permitida locação de pontos);
Uso obrigatório de uniforme padronizado e crachá de identificação.
Todos os comerciantes selecionados deverão participar de um curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Turismo, entre os dias 10 e 21 de novembro. A participação será requisito para a retirada do alvará de funcionamento.
“Nosso objetivo é garantir que os comerciantes possam atuar de forma regularizada, com segurança, higiene e respeito ao espaço público”, afirmou o secretário de Planejamento Urbano, André Serafim.
O edital prevê vagas para diferentes modalidades de comércio:
Comércio eventual (pontos semi-fixos): aluguel de caiaques, stand-up paddle e banana boat, aluguel de cadeiras e guarda-sóis, venda de milho verde, coco verde, bebidas engarrafadas, salgadinhos industrializados, food trucks, trailers e churros.
Comércio ambulante: venda de água, refrigerante e cerveja em lata em caixas térmicas (exceto isopor), água de coco, picolés, sorvetes, algodão doce, pipoca, amendoim, redes, chapéus e cangas.
A temporada oficial vai de 22 de novembro de 2025 a 21 de abril de 2026, totalizando 151 dias de atividades licenciadas. A lista de classificados será divulgada em 7 de novembro, no site oficial da Prefeitura de Penha e na sede da Seplan.
Acidente de trânsito em Indaial mobiliza bombeiros e deixa vítima gravemente ferida
Segunda-feira terá sol entre nuvens e risco de pancadas isoladas de chuva em SC
Mín. 21° Máx. 31°