
Nesta sexta-feira (12), Blumenau deu início a uma etapa fundamental na prevenção de desastres naturais. Técnicos do Serviço Geológico do Brasil começaram o trabalho de campo para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), acompanhados por profissionais da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. A primeira área a receber a vistoria dos geólogos foi o Distrito da Vila Itoupava.
O plano tem como principal objetivo mapear áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações, a fim de propor soluções que aumentem a segurança da população. De acordo com o geólogo e pesquisador Anselmo Pedrazzi, os trabalhos começaram em regiões onde residências estão construídas em locais com alto potencial de instabilidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Atualmente, o município já possui um levantamento preliminar feito por meio da Carta Geotécnica, que aponta 271 áreas classificadas como de alto risco. No entanto, com a elaboração do PMRR, a expectativa é que essas informações sejam detalhadas e atualizadas, permitindo uma tomada de decisão mais eficiente por parte do poder público.
A implementação do PMRR atende à Lei Federal nº 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Blumenau está entre os dez municípios selecionados nacionalmente para receber o plano. Além da cidade catarinense, participam da iniciativa outras nove localidades: Rio do Sul (SC), Bento Gonçalves (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).
Os trabalhos de vistoria devem continuar ao longo da próxima semana, com os geólogos percorrendo novas regiões da cidade para ampliar o diagnóstico e identificar pontos críticos. Com base nesse levantamento, Blumenau deve avançar na construção de um planejamento mais eficaz de enfrentamento aos desastres naturais que historicamente afetam o município.
Homem é preso em Itapema com SUV clonado comprado pela internet em Blumenau
Professor é preso em Gaspar após postar vídeo manuseando arma de fogo em grupo com menores
Câmara de Blumenau autoriza segunda viagem internacional do prefeito em menos de 3 meses
Mín. 15° Máx. 23°