
A cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, deu mais um passo na prevenção de desastres naturais com o início da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estão em campo esta semana, trabalhando no mapeamento das áreas que apresentam maior vulnerabilidade a deslizamentos e inundações. A ação é realizada em parceria com a Defesa Civil Municipal e segue até o dia 19 de setembro.
Com o avanço das mudanças climáticas e o histórico de desastres que já atingiram a região, a criação de um plano específico para identificar e intervir nas zonas mais suscetíveis é uma demanda urgente. Nesta primeira etapa, as equipes técnicas percorrem bairros e regiões críticas do município, utilizando drones, imagens de alta resolução e outras tecnologias para analisar a geologia local, os padrões de ocupação urbana e os sinais de instabilidade no solo. A análise inclui ainda o levantamento do histórico de eventos extremos já registrados na cidade.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O trabalho de campo resultará em um mapeamento detalhado que classificará o território em áreas de risco médio, alto e muito alto. Com base nessas informações, será produzido um relatório técnico que indicará intervenções prioritárias tanto estruturais, como obras de contenção e drenagem, quanto não estruturais, como medidas de monitoramento e conscientização comunitária.
A previsão é que o plano completo seja finalizado até o final de 2026. O projeto faz parte de uma iniciativa nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, com foco em municípios com histórico de desastres e alta vulnerabilidade socioambiental.
Homem morre em confronto com a PM durante operação no Morro da Edith, em Blumenau
Mín. 21° Máx. 31°