A Polícia Civil de Santa Catarina, indiciou o proprietário e responsável técnico de um hospital veterinário de Blumenau, pelos crimes de maus-tratos contra animais e crime contra as relações de consumo. O indiciamento decorre de uma investigação que identificou irregularidades graves no estabelecimento durante fiscalização realizada nos dias 25 e 26 de março de 2025, envolvendo Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Entre os problemas apontados estão medicamentos humanos e veterinários vencidos em áreas críticas, equipamentos com esterilização expirada e ração imprópria para consumo, caracterizando risco à saúde dos animais. A investigação também indicou possível tentativa de adulteração de evidências.
O hospital, em nota oficial, afirmou que nenhum animal foi maltratado, esclareceu que os medicamentos vencidos estavam lacrados e destinados ao descarte, e que todas as correções solicitadas pelos órgãos de fiscalização foram cumpridas. O HCVB ainda reforçou que mantém sua rotina de atendimentos e se coloca à disposição da comunidade e imprensa para esclarecimentos.
O inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário para prosseguimento.
Veja a nota na íntegra:
Nota Oficial – Hospital de Clínica Veterinária Blumenau (HCVB)
O Hospital de Clínica Veterinária Blumenau (HCVB) vem a público esclarecer informações que circularam recentemente na imprensa sobre supostas irregularidades sanitárias em sua estrutura.
1.Nenhum animal atendido em nossa estrutura foi maltratado. A alegação de supostos “maus-tratos” refere-se a guarda inadequada de medicamentos vencidos, que é tratada legalmente dentro da mesma lei de maus-tratos. Portanto, é fundamental esclarecer que o indiciamento não se refere a crueldade ou violência contra animais, mas sim a questões administrativas e sanitárias relacionadas ao armazenamento de insumos.
2. Durante a fiscalização (ocorrida em março de 2025), cuja denúncia repercute neste momento, o hospital encontrava-se em ampla reforma e modernização. Para permitir a continuidade dos atendimentos, foi necessário realocar temporariamente insumos e materiais para locais alternativos, o que gerou acúmulo em alguns ambientes. Situações pontuais foram devidamente corrigidas e todos os ajustes solicitados pelos órgãos de fiscalização já foram integralmente cumpridos. É importante reiterar que os medicamentos identificados como vencidos estavam devidamente lacrados, armazenados para descarte e nunca foram administrados a nenhum paciente. O descarte, como ocorre rotineiramente, foi realizado por empresa especializada em gestão ambiental, em conformidade com a legislação vigente.
3. O HCVB está de portas abertas para a comunidade e para a imprensa. Convidamos os veículos de comunicação e responsáveis pelos animais que desejarem conhecer nossas instalações, a equipe de profissionais e a rotina de cuidados prestados diariamente aos pacientes.
4. Ao longo de mais de uma década de atuação, o HCVB construiu sua reputação como referência em atendimento veterinário em Blumenau e região, pautado sempre pela ética, responsabilidade e compromisso com o bem-estar animal.
Reiteramos nosso respeito aos tutores, pacientes, colaboradores e à comunidade que confia em nosso trabalho. Permanecemos à disposição para prestar quaisquer outros esclarecimentos necessários.
Hospital de Clínica Veterinária Blumenau – HCVB
Blumenau, 01 de setembro de 2025
Leia mais notícias de Blumenau e região
Após atrasos, Prainha e margem esquerda do Rio Itajaí-Açu são entregues em Blumenau
Gaspar dá início à 4ª Semana do Peixe com programação para valorizar setor e promover consumo local
