O Aeroporto Regional de Blumenau, conhecido como Quero-Quero, deve passa uma mudança. O projeto, já finalizado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, vai aumentar a extensão da pista como também permitir o pouso de aeronaves maiores.
Segundo o prefeito Egídio Ferrari (PL), em entrevista ao comunicador Alexandre José, as obras fazem parte de um conjunto de intervenções que envolvem também a revitalização da SC-108 (Rua Dr. Pedro Zimmermann), principal via de acesso ao aeroporto.
"Já temos o recurso em conta para fazer parte da revitalização da Pedro Zimmermann. O primeiro trecho passa um pouco acima da altura do aeroporto e já inclui a mudança da entrada da Rua Franz Volles", explica o prefeito.
A mudança na Franz Volles é peça-chave para a ampliação. A alteração no traçado viário, com recuo e desvio da via, permitirá o redesenho do espaço urbano, abrindo o ângulo necessário para a ampliação da pista do aeroporto.
"A ideia é simples: vamos fazer um balão que permite aumentar a pista e, com isso, receber aeronaves maiores, com muito mais segurança e funcionalidade", completou Ferrari.
A expectativa é lançar a licitação ainda este ano.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A ampliação da pista e o balizamento noturno, que está em fase final de implantação, são vistos como avanços também na área da saúde. O médico Marcelo Nogara, do Comitê em Prol do Aeroporto Regional de Blumenau (Copraer), ressaltou os ganhos diretos para os transplantes de órgãos e transporte de equipes médicas.
“Com a pista ampliada e iluminação noturna, poderemos operar durante a madrugada. Hoje, isso é impossível, o que nos coloca fora do mapa em casos críticos, como transporte de coração, que tem apenas quatro horas de viabilidade entre a captação e o transplante”, explica.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, afirmou que só no Aeroporto Quero-Quero já foram mais de R$ 12 milhões investidos entre recapeamento, drenagem, balizamento e PAPI (sistema visual de auxílio à navegação).
“É um erro pensar que isso é luxo. Ter aeroporto é ter segurança, saúde pública e atratividade econômica. Empresas, quando avaliam se vão se instalar numa cidade, olham primeiro se ela tem infraestrutura logística e o aeroporto é peça fundamental disso”, argumenta Martins.
Mín. 14° Máx. 24°