A estudante de Design de Moda do IFSC Câmpus Gaspar, Sofia Lopes Ribeiro, foi a vencedora do concurso que escolheu os novos trajes da Realeza da Expo Gaspar 2026. O concurso foi promovido pela Prefeitura de Gaspar, no Vale do Itajaí, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O segundo lugar ficou com as estudantes Maria Clara Valadão de Paula e Manuela Carolina Neckel.
Os participantes precisaram criar uma coleção cápsula com três looks: um traje para a Rainha e dois para as Princesas. As propostas deveriam valorizar a história e as tradições de Gaspar, usando as cores da bandeira do município (preto, azul e amarelo) e elementos das realezas dos séculos XVIII e XIX, sem referências ao estilo country americano.
Sofia explicou que se inspirou nos trajes reais do século XVII e na cultura agro da cidade, destacando produções locais como soja e arroz. As saias dos vestidos apresentam estrutura 3D em crochê, simbolizando os principais elementos da agricultura gasparense.
A partir de 2026, o curso de Design de Moda do IFSC será responsável pela confecção oficial dos trajes da Expo Gaspar. Cada integrante da realeza terá dois trajes criados pelos alunos, com produção terceirizada e acompanhamento da Diretoria de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo.
Os novos vestidos serão entregues até o fim de agosto e passam a compor o acervo oficial da Prefeitura. A Realeza da Expo Gaspar começará a usar os trajes em setembro de 2025.
A banca de jurados foi composta pela primeira-dama Chaiane Koerich, pela Diretora de Cultura Juliana Scharf Feltrin e pelo jornalista João Vitor Costa, da Superintendência de Comunicação.
Rotatória no bairro Tribess entra em operação nesta segunda-feira em Blumenau
Acidente entre carro e moto deixa motociclista em estado grave na BR-470, em Pouso Redondo
Mín. 13° Máx. 18°