Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais abriu cervejarias em 2024, segundo o Anuário da Cerveja, divulgado neste mês de agosto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O estado registrou 25 novos estabelecimentos, o que representa um aumento de 11,1% em relação ao ano anterior.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Com o crescimento, o estado chegou a 250 cervejarias ativas e agora ocupa a terceira posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo (427) e Rio Grande do Sul (349). Santa Catarina concentra 12,8% das fábricas de cerveja do Brasil.
Blumenau, reconhecida como berço da tradição cervejeira catarinense, se consolidou como um dos polos nacionais do setor. A cidade tem 18 cervejarias registradas e ocupa a 12ª posição no ranking das cidades brasileiras com maior número de estabelecimentos.
Além de Blumenau, Joinville (12 cervejarias) e Florianópolis (11) também aparecem entre os 20 municípios com maior concentração no país. A liderança é de São Paulo (66), seguida por Porto Alegre (43) e Curitiba (29).
Em Santa Catarina, 104 municípios têm pelo menos uma cervejaria, o que representa 35% do total de cidades do estado. A média nacional é bem menor: 14% dos municípios brasileiros contam com algum estabelecimento fabricante de cerveja.
“O crescimento registrado pelo Anuário mostra que o setor está no caminho certo. Embora Blumenau seja um grande polo, vemos produção em várias cidades, descentralizando a geração de empregos e oportunidades de negócios”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Santa Catarina também se destaca na proporção de cervejarias por habitantes. O estado possui uma fábrica a cada 32,2 mil pessoas, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (32,1 mil). A média brasileira é de uma para cada 109 mil habitantes.
Blumenau é referência no setor não apenas pela quantidade de estabelecimentos, mas também pela tradição. Eventos como a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja fortalecem a imagem da cidade como vitrine para a produção artesanal e industrial, além de ser considerada a Capital Brasileira da Cerveja.
Batida entre dois carros deixa duas pessoas feridas na noite deste sábado em Gaspar
Incêndio destrói depósito de recicláveis nesta madrugada em Rio do Sul
Mín. 16° Máx. 28°