
Um homem de 63 anos foi preso na noite de domingo (17) em Apiúna, no Vale do Itajaí, suspeito de caça ilegal de animais silvestres e maus-tratos a cães. A ocorrência foi registrada por volta das 19h20, durante rondas da Polícia Militar na Avenida Quintino Bocaiuva.
Segundo a PM, o motorista de um Fiat Palio levantou suspeita ao fechar rapidamente os vidros do carro ao avistar a viatura. Na abordagem, os policiais encontraram dentro do veículo:
um estojo de munição deflagrado, sem identificação de calibre;
duas coleiras para cachorro com GPS;
um rádio comunicador via GPS;
uma mochila contendo três carcaças de animais silvestres da espécie quati, sendo um adulto e dois filhotes.
A polícia informou que a caça de animais silvestres sem autorização é crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, com agravante por envolver filhotes.
Além disso, no porta-malas do carro foram resgatados dois cães com ferimentos, sem água, comida ou ventilação adequada. A situação caracteriza, segundo a PM, o crime de maus-tratos a animais, tipificado no artigo 32 da mesma lei.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia de Blumenau. Os materiais apreendidos e os animais resgatados também foram encaminhados para os devidos procedimentos legais.
Mín. 21° Máx. 31°