
Nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Blumenau deu início a uma operação preventiva para a remoção de árvores ao longo da Avenida Beira-Rio, no Centro. A medida tem como objetivo garantir a segurança da via e evitar deslizamentos, após laudo técnico emitido pela Defesa Civil apontar riscos estruturais causados por raízes de árvores que comprometem o solo da margem do rio.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, Carlos Menestrina, a análise feita no local identificou que a vegetação localizada acima da cota de 8 metros está provocando sobrepeso no barranco.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A operação conta com o acompanhamento técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que ficará responsável por orientar a equipe sobre quais árvores devem ser retiradas e quais podem ser preservadas por meio de poda. Espécies nativas saudáveis serão mantidas, com a retirada de parasitas que afetam seu crescimento. Já árvores mortas, comprometidas ou com raízes que interfiram em obras de contenção serão substituídas. Também serão removidas espécies invasoras, que não fazem parte da flora local e trazem prejuízos ao ecossistema urbano.
Para minimizar os transtornos à mobilidade no Centro, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur) definiu um cronograma especial de atuação. O uso de caminhões ficará restrito aos períodos entre 9h e 11h30 e das 14h30 às 16h30, com atenção redobrada para pedestres, já que alguns trechos de calçada estarão temporariamente interditados.
Dengue já causou 16 mortes em Santa Catarina em 2025
Com atleta de Blumenau, Brasil disputa ouro no handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos Júnior
Homem sofre queda de telhado de galpão e é resgatado com ferimentos graves no Alto Vale
Mín. 21° Máx. 31°