
Uma audiência pública discute a mobilidade e a acessibilidade para pessoas com deficiência no transporte coletivo e nas calçadas da cidade, nesta quarta-feira (13), às 15h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau.
A ideia é promover o diálogo entre o poder público, entidades representativas e os moradores de Blumenau sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no acesso ao transporte coletivo e à infraestrutura urbana.
Segundo o vice-presidente da Associação Blumenauense de Deficientes (Abludef), Paulo Roberto Dionízio Corrêa, há pontos do transporte coletivo da cidade que precisam de atenção, como por exemplo os pontos de ônibus.
“Apesar de ter uma frota acessível, há bastante coisa para ser melhorada. As questões dos pontos de ônibus, dos transportes de piso baixo. Quanto mais longe do Centro, maior é a dificuldade de acessar o transporte público em mais horários”, afirma.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
São esperados no encontro representantes da Abludef, da Secretaria de Inclusão e Paradesporto, da Blumob, da Secretaria de Conservação Urbana e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Paulo também destacou a necessidade de melhorias e padronização na infraestrutura das vias. “Em questões de vias públicas, não tem uma ação mais enérgica para readequar as situações. É uma calçada diferente da outra, não existe padrão. Precisamos pensar na universalização do direito de ir e vir, onde as pessoas, independentemente da sua condição física, possam chegar sem o esforço que a gente faz”, completa.
A audiência pública foi requerida pelo vereador Jean Volpato (PT) e aprovada pelos demais parlamentares. O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Blumenau no YouTube.
Salomão, a lhama do Zoobotânico de Brusque, comemora primeiro ano com festa especial
Motorista perde o controle de caminhonete e atropela pedestre em Blumenau
Mín. 18° Máx. 30°