A cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, recolheu nesta quarta-feira (23), quase uma tonelada de lixo durante um mutirão de limpeza no bairro Santa Terezinha. A ação teve como foco o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e contou com apoio do Samae, que auxiliou na remoção de entulhos e criadouros do inseto.
O material foi encaminhado para uma empresa especializada no tratamento de resíduos. A limpeza urbana é apontada pelo município como uma das principais formas de prevenção da dengue, especialmente em áreas com descarte irregular de lixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Entre 1º de janeiro e 19 de julho, Gaspar registrou 347 notificações da doença. Vinte casos foram confirmados, sete seguem em investigação e 320 foram descartados. Até o momento, não houve mortes. O número de focos do mosquito chegou a 665 neste período.
A Secretaria de Saúde alerta que a prevenção começa em casa, com a eliminação de recipientes que acumulam água. A entrada de agentes de endemias para vistorias também é importante. A identificação dos 26 profissionais que atuam no município está disponível no site oficial da Prefeitura.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Superintendente do DNIT em SC anuncia saída do cargo
Sine: Brusque divulga mais de 300 vagas de emprego
Quarta-feira de Brasileirão tem viradas e domínio dos visitantes