21°C 31°C
Blumenau, SC

Rio do Sul inicia aplicação da 'Dose Zero' contra o sarampo em crianças de 6 a 11 meses

Cidade do Alto Vale do Itajaí afirma ter recebido 260 doses da vacina.

17/06/2025 às 13h40 Atualizada em 17/06/2025 às 19h39
Por: Gabriel Menezes
Compartilhe:
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, iniciou nesta semana a Campanha de Vacinação para crianças de 6 a 11 meses com uma dose extra contra o sarampo, chamada de “Dose Zero”. A medida segue orientação do Ministério da Saúde diante da circulação do vírus no Brasil.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, foram recebidas 260 doses, distribuídas para sete unidades de saúde. O atendimento está sendo feito na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde da Barra do Trombudo, Bremer, Budag, Fundo Canoas, Santa Rita e Taboão.

Dose Zero

A Dose Zero é considerada uma medida temporária, fora do calendário nacional de vacinação, e tem o objetivo de antecipar a proteção contra o sarampo.

Para crianças de 6 a 8 meses, será aplicada a vacina dupla viral (contra sarampo e caxumba). Já as que têm entre 9 e 11 meses recebem a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

No esquema vacinal regular, a primeira dose da tríplice viral é aplicada aos 12 meses, e o reforço ocorre aos 15 meses com a tetra viral, que também protege contra a catapora.

✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp

Recomendações

A Secretaria da Saúde de Rio do Sul pede que as famílias compareçam com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário de fechamento da unidade, já que a vacina passa por um processo de refrigeração antes da aplicação.

A recomendação da secretaria é que os responsáveis levem as crianças para receber a dose extra e mantenham o calendário de vacinação atualizado.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Mulher dá à luz em casa com ajuda dos bombeiros nesta madrugada em Blumenau

Batida entre dois carros deixa mulher ferida nesta terça-feira em Indaial

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários