
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) se manifestou após a ocupação de 100% dos leitos de UTI do SUS no Vale do Itajaí, incluindo Blumenau. Os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel seguem sem vagas para terapia intensiva, situação que se repete em outras unidades da região.
Em nota ao AJ Notícias, a SES destacou que Santa Catarina foi o estado que mais expandiu a rede de leitos de UTI do SUS nos últimos anos. Desde 2023, foram abertos 264 novos leitos, entre adultos e infantis, em diversas regiões. A secretaria também anunciou a abertura de outros 44 leitos em breve, distribuídos entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí, o Norte e a Foz do Rio Itajaí. Recentemente, também foram inaugurados 12 leitos de suporte ventilatório no Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Segundo a SES, os hospitais da rede estadual são referência em atendimentos de alta complexidade e operam com taxas de ocupação elevadas — historicamente acima de 80% — devido à grande demanda por procedimentos especializados e emergenciais. A pasta afirma que cirurgias eletivas e emergenciais também contribuem para a ocupação de UTIs, especialmente no pós-operatório.
Apesar da situação crítica na região do Vale do Itajaí, a SES informou que o sistema de saúde catarinense funciona em rede, e que a regulação busca alternativas em outras unidades — primeiro na mesma região e, se necessário, em outras áreas ou na rede privada.
Na manhã de quarta-feira (11), o Painel de Leitos de UTI do Estado registrava 75 leitos disponíveis: 16 para adultos, 26 neonatais e 33 pediátricos. A taxa média de ocupação em Santa Catarina era de 94,7%. As principais causas de internação em UTIs adultas são doenças respiratórias, cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
A SES reforça que está monitorando a situação epidemiológica e a ocupação hospitalar, especialmente durante o período de maior circulação de vírus respiratórios. A Secretaria também chama a atenção para a importância da vacinação contra a gripe, disponível para toda a população no estado.
Atualmente, o índice de cobertura vacinal entre o grupo prioritário está em 43,03%. A vacina protege contra os principais vírus influenza em circulação no país e ajuda a prevenir casos graves de doenças respiratórias.
Mais de 18 mil bolsas do Universidade Gratuita têm indícios de irregularidades em SC, diz TCE
Gaspar confirma caso de raiva bovina e reforça alerta a produtores rurais
Mín. 21° Máx. 31°