Em novembro de 2024, o comércio varejista de Santa Catarina registrou um crescimento de 6,9% no volume de vendas em comparação ao mesmo mês de 2023. Esse desempenho superou a média nacional, que foi de 4,7% no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (9), por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
O crescimento foi observado em nove dos 11 segmentos analisados. As áreas com maior destaque foram artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, com alta de 11,2%, seguidos pelos supermercados e hipermercados, com aumento de 10,2%. Também apresentaram bons resultados as vendas de combustíveis e lubrificantes (5,8%) e de móveis e eletrodomésticos (4,9%).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
No cenário nacional, Santa Catarina ocupa a 11ª posição, sendo superado principalmente por estados com base de comparação mais baixa. No entanto, o crescimento de 6,9% do estado ficou à frente de regiões como São Paulo (4,5%), Paraná (3,6%), Minas Gerais (1,9%) e Rio de Janeiro (0%).
Os dados do IBGE também indicam que, no acumulado de janeiro a novembro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina cresceu 4,4%. Esse aumento foi impulsionado especialmente pelos bons resultados registrados em outubro e novembro, com variações positivas de 7,2% e 6,9%, respectivamente.
Entre os destaques no acumulado anual, as vendas de veículos e peças cresceram 18,6%, enquanto o comércio de eletrodomésticos teve uma alta de 14,4%. Também se destacaram as vendas de artigos farmacêuticos (12,7%), atacados (6,1%) e supermercados (5,5%).
Receita Federal alerta para golpe envolvendo suposta taxa sobre Pix
Moradores de 11 bairros de Blumenau podem ficar sem água neste domingo devido a manutenção no Samae
Saiba quando começa o ano letivo na rede municipal de ensino de Blumenau
Mín. 13° Máx. 22°