A Situação de Emergência decretada pela Prefeitura de Joinville, no Norte de Santa Catarina, após o acidente com um caminhão que causou o derramamento de ácido sulfônico na Serra Dona Francisca, nesta segunda-feira (29), foi reconhecida pelo Governo Federal.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicou a Portaria 410 na noite desta segunda, em Edição Extra do Diário Oficial da União.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A Prefeitura anunciou Situação de Emergência ainda durante a manhã, após a montagem do Gabinete de Crise. Na sequência, foi elaborado o relatório técnico pela equipe da Defesa Civil, com apoio da Companhia Águas de Joinville.
O relatório aponta que o acidente ocorreu após o motorista do caminhão perder o controle do veículo, que transportava ácido sulfônico. O produto químico atingiu um rio que abastece a cidade, o que levou à interdição da captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, interrompendo o fornecimento no abastecimento para 75% da maior cidade do estado.
A situação gerou preocupação na população, que foi orientada a economizar água. A Defesa Civil também emitiu um alerta para que as pessoas evitem o contato com o produto químico.
Ainda não há informações sobre a extensão do vazamento e os danos ambientais causados pelo acidente. A Polícia Civil e a Polícia Militar Ambiental estão investigando as causas do acidente.
Com a reconhecimento da Situação de Emergência pelo Governo Federal, Joinville poderá receber recursos federais para atender às demandas emergenciais causadas pelo acidente.
Prefeitura de Brusque lança concurso público para área da Saúde; veja as vagas disponíveis
Vídeo: Polícia Civil descobre laboratório de drogas com plantação de maconha avaliada em R$ 250 mil
Mín. 9° Máx. 20°