A Apan Blumenau mostrou personalidade e venceu a forte equipe do Sesi, uma das favoritas ao título da Superliga, na noite deste sábado (7), em São Paulo. A vitória veio após muita emoção, com a partida sendo decidida apenas no tie-break: 3 a 2 para os visitantes.
O triunfo foi considerado inesperado pelo investimento dos clubes e pelo retrospecto das equipes na competição. Quarto colocado, o Sesi vinha de vitória por 3 a 0 sobre o Sada Cruzeiro, então líder do campeonato e finalista da Copa Mundial de Voleibol em 2019 - adversário que venceu o time blumenauense pelos mesmos 3 a 0 há duas rodadas.
A Apan, por sua vez, vinha eufórica pela vaga inédita na fase eliminatória da competição, conquistada com duas rodadas de antecedência, e surpreendeu os adversários vencendo os dois primeiros sets da partida (25/27 e 23/25). Experientes, os donos da casa não se abalaram e reagiram, igualando o confronto após vencerem os dois sets seguintes (25/20 e 25/17) - o que levou a partida a um quinto e decisivo set.
O entusiasmo dos mandantes foi rapidamente minado pelo eficiente ataque blumenauense, que abriu dois pontos de vantagem logo no início do set - vantagem administrada até o ponto decisivo, conquistado após cerca de 2h30 de partida: 15 a 13 para a Apan Blumenau.
Com a vitória, a Apan somou mais dois pontos da tabela de classificação e chegou aos 28 pontos conquistados. Desta forma, a equipe está matematicamente garantida na sétima colocação, não podendo ser ultrapassada por nenhum adversário. A sexta colocação, porém, não é mais alcançável, uma vez que o Minas somou mais um ponto e chegou aos 33 conquistados no campeonato - a Apan chega ao no máximo 31.
Esta é a melhor campanha da história de Blumenau na Superliga, com 48% de aproveitamento - são dez vitórias em 21 partidas. O índice pode ficar ainda melhor no caso de vitória na última rodada da primeira fase, quando a Apan recebe o Maringá, no Galegão. A partida está marcada para as 21h do próximo sábado (14).
A Superliga de Vôlei tem um novo líder - o que traz mudanças determinantes na trajetória da Apan na competição. Como sétima colocada, a equipe terá pela frente nas quartas de finais o dono da segunda melhor campanha da fase classificatória - posição até então ocupada pelo atual campeão Taubaté, que somava 51 pontos.
A equipe paulista, porém, assumiu a liderança da competição a uma rodada do fim. A mudança ocorreu após vitória sobre o então líder Sada Cruzeiro por 3 sets a 0. Com a derrota - a segunda consecutiva no campeonato -, os mineiros estacionaram nos 53 pontos, caíram para a segunda colocação e devem ser os adversários da Apan na fase eliminatória.
O cenário pode sofrer novas alterações na última rodada, quando o Cruzeiro visita o Ponta Grossa e o Taubaté recebe o Sesi-SP. Caso os mineiros vençam por 3x0 ou 3x1 e o Taubaté saia derrotado, a liderança muda de mãos - interferindo diretamente na trajetória da Apan.
Mín. 19° Máx. 25°