Desde 2020, o Centro Educacional (CEI) Osvaldo Deschamps, de Blumenau, vem cultivando mais do que conhecimento: a educação ambiental ali começa desde o berçário e tem conquistado reconhecimento nacional. O projeto de cultivo de 'Abelhas sem Ferrão', mantido com o envolvimento de todas as turmas da unidade, agora precisa de apoio financeiro para representar Blumenau na Mostratec Júnior, uma feira científica que acontece em outubro, no Rio Grande do Sul (RS).
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Idealizado e coordenado pelas professoras da unidade, o projeto tem como foco o cuidado e a conscientização ambiental por meio da convivência com abelhas nativas sem ferrão. Atualmente, o CEI mantém oito caixas de diferentes espécies de abelhas, em um espaço dentro da escola. A cada mês, uma turma é responsável pelos cuidados do meliponário, incluindo a alimentação das abelhas, a manutenção do espaço e o cultivo de plantas que favorecem sua sobrevivência.
"Além do trabalho prático, levamos o tema para sala de aula, com atividades lúdicas e educativas. No ano passado, trabalhamos com as turmas de pré-escola sobre os diversos produtos feitos pelas abelhas além do mel, como sabonetes e cera, e também sobre sua importância para a natureza", explica a professora Elenise Teles Ferreira, responsável pelo projeto.
A proposta não apenas transformou o olhar das crianças, muitas das quais tinham medo das abelhas, como também chamou atenção em nível nacional. Em setembro de 2024, o CEI Osvaldo Deschamps participou da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) e voltou para casa com três importantes prêmios:
Melhor projeto de Santa Catarina,
Pequeno Cientista,
e 1º Lugar em Educação Infantil.
Com essa conquista, a escola recebeu uma credencial para participar da Mostratec Júnior, que acontecerá em outubro de 2025, em Novo Hamburgo (RS).
Apesar do reconhecimento, o CEI não possui verba suficiente para custear a viagem ao Rio Grande do Sul. A comitiva que participaria da feira inclui duas professoras, duas crianças e seus respectivos acompanhantes.
"É um projeto muito significativo, que envolve as crianças desde muito pequenas e traz um aprendizado que vai além da sala de aula. Nosso sonho agora é representar Blumenau e Santa Catarina na Mostratec, mas para isso precisamos de apoio. Quem puder nos ajudar com patrocínio ou doações, será muito bem-vindo", explica Elenise.
Empresas, instituições ou pessoas físicas interessadas em patrocinar a viagem ou contribuir de alguma forma com o projeto podem entrar em contato diretamente com o CEI Osvaldo Deschamps, no telefone e WhatsApp (47) 3381-6338. Já o Pix para doação é CNPJ 02405351/0001-08.
Mín. 16° Máx. 26°