Quem acessa o TikTok com frequência e já buscou vídeos sobre direção, provavelmente se deparou com uma instrutora carismática, rindo no banco do carona enquanto dá orientações firmes, mas descontraídas, para seus alunos. Essa é a Vivi, instrutora de trânsito em Blumenau, que virou fenômeno nas redes sociais ao compartilhar cenas reais e engraçadas das aulas práticas que dá em uma autoescola da cidade.
Com vídeos que ultrapassam milhões de visualizações, Vivi cativou o público ao mostrar situações cotidianas de quem está aprendendo a dirigir pela primeira vez. Em um dos vídeos mais famosos, ela aparece fazendo as unhas enquanto acompanha calmamente um aluno dirigindo um ônibus.
"Falei pra ele: dirige bem bonitinho que eu preciso terminar a unha", brinca, rindo.
O vídeo explodiu em visualizações e abriu caminho para muitos outros momentos espontâneos registrados em aula e que logo viraram rotina no perfil da instrutora. Segundo Vivi, o sucesso veio justamente da naturalidade.
"Não tem nada combinado. É o que realmente acontece com qualquer pessoa que está tirando carteira. É engraçado porque é real. A gente se vê ali", diz.
Um dos vídeos com maior repercussão mostra um aluno se confundindo na hora da baliza e estacionando em cima de um quebra-mola.
"Na hora do nervoso, eu acabo rindo e o aluno também. A gente ri junto, mas com responsabilidade, claro".
De instrutora viral a referência para quem tem medo de dirigir
Por trás do bom humor que conquista seguidores, está uma profissional comprometida, que entende a importância do papel que exerce. Vivi não posta para fazer piada com seus alunos, pelo contrário. Ela vê seus vídeos como uma forma de educar e acolher, especialmente pessoas que têm medo de dirigir ou que não tiveram boas experiências em outras autoescolas.
"Tem muita gente que se identifica e diz que queria ter tido uma professora como eu, que fala a real, que mostra o trânsito de verdade. Tem menina que foi até a autoescola só porque viu meus vídeos e disse: ‘Se não for aula com a Vivi, eu nem quero fazer carteira’. Isso é muito gratificante", conta.
Mas nem tudo são flores. Vivi também recebe críticas, principalmente de quem acha que humor não combina com a seriedade do trânsito.
"Teve um vídeo com um senhor que tinha dificuldade e muita gente comentou que eu não sabia dar aula. Mas ele já tava na sexta aula, e eu tava tentando de tudo. Levo as críticas numa boa, porque sei que meu conteúdo também ajuda muita gente que tem medo, que teve um instrutor ruim, que não se sentia acolhida".
Um sonho frustrado que virou vocação
Vivi não planejava ser instrutora. O sonho, na verdade, era ser caminhoneira, assim como o pai, que trabalhava com transporte de carvão em Minas Gerais."Cresci sonhando com isso, mas a vida foi pra outro caminho", lembra. Quando viu uma mulher com dificuldades para fazer uma manobra em Minas, durante uma viagem, percebeu que poderia ajudar pessoas de outra forma: ensinando.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Na época ela cursava fisioterapia e já estava quase se formando, mas largou tudo para seguir o novo plano.
"Decidi ser instrutora pra, de certa forma, viver essa liberdade que o caminhão traria, mas de outro jeito. E me encontrei. Gosto de estar na rua, de ensinar, de conversar".
Hoje, mesmo sem parcerias comerciais ou grandes projetos digitais, Vivi sabe que os vídeos ajudam mais do que só entreter.
"Se um vídeo meu faz alguém perder o medo de dirigir ou entender uma regra que não aprendeu na autoescola, já valeu. Meu plano é só continuar sendo quem eu sou, do meu jeito".
Penúltima rodada: Blumenau Futsal perde para São José e segue sem vitórias na LNF 2025
Linhas de ônibus da região sul de Blumenau sofrem alterações; confira as mudanças
Mín. 19° Máx. 25°