Nascido em Blumenau, o delegado Paulo Norberto Koerich assumiu nesta segunda-feira (6), o cargo de secretário da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina. A posse aconteceu pela manhã, em Florianópolis. O delegado-geral de Polícia Civil do Estado sucede o coronel Araújo Gomes, da Polícia Militar. A troca de comando faz parte das medidas administrativas propostas pelo governador Carlos Moisés (PSL), com a criação do colegiado de Segurança Pública.
Em entrevista à Rádio Massa FM Blumenau, o delegado-geral disse que manterá a parcialidade quanto a atuação em todas as regiões e não apenas no Vale do Itajaí. "Tenho que agir com isenção. Temos carências, deficiências e necessidades que são históricas na região. Uma delas se refere às comarcas de Blumenau e Gaspar com relação as instalações físicas. Em Gaspar mudamos essa realidade que está em fase final, que oferece condição digna de atendimento e trabalho."
O delegado-geral ainda afirmou que nesta segunda-feira deverá ser aberto o resultado do processos licitatório que envolve o novo prédio da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Blumenau, localizada na Itoupava Norte. "Tanto essa, quanto a 1ª DP e a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, não oferecem hoje quaisquer condições para que o cidadão seja recebido e atendido, muito menos para que os nossos policiais possam trabalhar."
Outro problema que já é histórico em Santa Catarina é a carência do efetivo policial em todas as regiões. O delegado-geral ressaltou que novos profissionais estão sendo preparados e devem estar formados em meados de abril deste ano. "Assim que esses novos policiais forem apresentados, iniciaremos o processo de lotação nas cidades, remanejando o efetivo existente. Queremos melhorias para abrir novos concursos públicos e fazer o chamamento daqueles já aprovados, mas tudo depende da situação econômica e fiscal do Estado," finaliza.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Norberto Koerich, nasceu em Blumenau e cresceu em Gaspar. Ele tem 54 anos e trabalha há 33 anos. O agora secretário da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina já atuou no Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas (Gaeco) e esteve à frente das delegacias em Blumenau, Joinville e Gaspar. Formado em Direito pela Furb, atuou durante três anos como advogado até ingressar na carreira policial.
Mín. 10° Máx. 18°