O Aeroporto Regional de Blumenau, o Quero-Quero, segue impossibilitado de operar após o pôr do sol. Apesar da expectativa inicial de conclusão para o fim de 2025, a implantação do sistema de balizamento noturno entrou em fevereiro de 2026 ainda na fase de ajustes finais e testes de equipamentos.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, os trabalhos estão concentrados na verificação de luminárias, refletores, geradores e painéis de automação. O principal entrave para a conclusão total é a instalação de painéis indicativos feitos sob medida, previstos para serem colocados ainda este mês.
Agora, com o sistema de luzes PAPI (que orienta o ângulo de descida dos aviões) já testado, a prefeitura aguarda a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Após o aval técnico da agência, o aeródromo ainda precisará passar pela inspeção do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) para a liberação definitiva.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
A trajetória de atrasos
A espera pela iluminação da pista é longa. As obras chegaram a ficar paralisadas com apenas 25% de execução, sendo retomadas somente em junho de 2025 após o repasse de verbas do Governo do Estado. O cronograma original, anunciado ainda em 2024, previa a entrega em 120 dias, prazo que foi sucessivamente estendido.
Impacto na saúde e economia
A demora na entrega do balizamento não afeta apenas a aviação executiva e de instrução, mas trava um braço estratégico da saúde pública em Santa Catarina. Blumenau é referência em transplantes de órgãos, e a falta de voos noturnos limita a agilidade de transporte para captação e salvamento de vidas fora do horário comercial.
Operações do Corpo de Bombeiros também serão beneficiadas com a sinalização.
“A homologação do balizamento noturno vai trazer mais segurança para a nossa operação. O principal impacto para nós é a possibilidade de pouso do nosso avião. Hoje, após o pôr do sol, precisamos utilizar o aeroporto de Navegantes", explica o major Jair Pereira dos Santos Junior, comandante da 2ª Companhia de Operações Aéreas.
No total, o pacote de melhorias no aeroporto, que inclui cercamento e revitalização da pista, soma R$ 13 milhões em investimentos, dos quais R$ 3,4 milhões são exclusivos para o sistema de iluminação.
Veja a nota da prefeitrura
A Secretaria Municipal de Obras informa que obra se encontra em fase final de execução e de testes de luminárias, refletores, painéis de automação e gerador faltando ainda para a homologação da sinalização apenas a instalação de painéis indicativos, feitos sob medida para a obra do aeroporto e com previsão de instalação dentro do mês de fevereiro.
Entretanto, o sistema de luzes do PAPI que servem de orientação de ângulo de descida durante o pouso foi executado e testado, e já temos aberto o processo de homologação junto a ANAC aguardando agora a análise da equipe técnica, e em caso de aprovação teremos vistoria e inspeção do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em voo) para posterior liberação.
