18°C 29°C
Blumenau, SC

Santa Catarina prepara plano estadual para ampliar direitos e políticas para mulheres

Documento será aberto à consulta pública em 2026 e deve orientar políticas voltadas à equidade de gênero e proteção das mulheres.

07/01/2026 às 16h24 Atualizada em 07/01/2026 às 18h41
Por: Franciele Back
Compartilhe:
Foto: Divulgação/SECOM SC
Foto: Divulgação/SECOM SC

Santa Catarina está nos últimos preparativos para o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. A primeira versão do documento será aberta à consulta pública no primeiro trimestre de 2026, com previsão de implementação das diretrizes em agosto do mesmo ano. O investimento total destinado ao plano é de R$ 1.008.000,00.

O plano tem como objetivo estabelecer metas e diretrizes que promovam a equidade de gênero e respeitem a diversidade das mulheres nos aspectos social, econômico, político, cultural e ambiental. De acordo com Fabiana de Souza, gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, a iniciativa prevê o fortalecimento de programas e serviços em áreas como saúde, educação, trabalho, assistência social, habitação, segurança pública, segurança alimentar e turismo.

✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp

Para garantir embasamento técnico e alinhamento com a realidade das catarinenses, o estado contratou uma equipe de seis especialistas, entre mestres e doutoras, dedicadas à pesquisa, diagnóstico e elaboração do documento. O trabalho inclui o levantamento de informações sobre perfil demográfico, faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, nível de escolaridade, renda, emprego e jornada de trabalho, entre outros indicadores sociais e econômicos.

O plano deve se tornar um instrumento estratégico para nortear ações do governo voltadas à promoção de direitos, autonomia econômica e segurança das mulheres, além de servir como referência para políticas regionais mais adaptadas às diferentes realidades do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários