
O engordamento da Praia de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, já alcançou 50% do total planejado, segundo o Porto de São Francisco do Sul. A obra faz parte da dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, iniciada em outubro, e utiliza sedimentos retirados do fundo do mar para a recuperação da faixa de areia.
Dos oito quilômetros de praia previstos no projeto, dois já foram concluídos. Outros três quilômetros receberam a areia, mas ainda aguardam a etapa de expansão. Ao todo, 2,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos já foram depositados na orla, de um total estimado de 5,8 milhões de metros cúbicos.
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A dragagem é considerada uma das maiores obras de infraestrutura portuária em andamento no país e tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.
Com o aprofundamento do canal, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga passará a receber navios de até 366 metros de comprimento, tornando-se o primeiro do Brasil com capacidade para atracar embarcações desse porte com carga máxima. Atualmente, o limite é de 336 metros, com capacidade para até 10 mil TEUs. Após a obra, esse número deve subir para 16 mil TEUs.
O investimento total é de R$ 333 milhões e resulta de uma parceria inédita entre um porto público e um privado. O Porto de São Francisco do Sul contribuirá com R$ 33 milhões, enquanto o Porto Itapoá investirá R$ 300 milhões. O valor aportado pelo terminal privado será ressarcido de forma parcelada até 2037, por meio do aumento das tarifas geradas pelo crescimento no número de navios e no volume de cargas movimentadas após a conclusão da obra.
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