
A previsão da passagem de um ciclone extratropical por Santa Catarina trouxe diferentes decisões sobre a realização das aulas no Vale do Itajaí. Municípios como Indaial, Rio do Sul, Gaspar e Timbó suspenderam as atividades escolares nesta terça-feira (9), em cumprimento às orientações da Secretaria Estadual de Educação e dos alertas da Defesa Civil estadual. A medida preventiva busca proteger estudantes, profissionais da educação e famílias diante das condições climáticas adversas previstas.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Em Indaial, todas as escolas estaduais, municipais e unidades de educação infantil não terão atividades, já que a cidade está classificada em nível laranja (alto risco). A Prefeitura reforça que informações sobre o retorno das aulas serão divulgadas pelos canais oficiais.
Rio do Sul e Gaspar adotaram a mesma medida, suspendo aulas na rede municipal, enquanto Timbó interrompeu atividades em todos os Núcleos de Educação Infantil (NEIs), Unidades Pré-escolares (UPEs) e escolas, alertando para chuvas intensas, alagamentos e enxurradas previstas para a manhã desta terça-feira.
Por outro lado, Pomerode e Blumenau decidiram manter as aulas da rede municipal. As Secretarias de Educação dos municípios garantiram que famílias que preferirem não enviar os filhos terão as ausências justificadas, e todas as avaliações previstas serão remarcadas, sem prejuízo aos estudantes.
As autoridades reforçam cuidados com áreas alagadas, estruturas vulneráveis e objetos soltos, além da orientação para acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso de emergências.

Mín. 18° Máx. 30°