
A Secretaria de Educação de Blumenau confirmou que as aulas desta terça-feira (9) estão mantidas em todas as unidades da rede municipal, mesmo diante da previsão de chuva persistente para o Vale do Itajaí. De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o volume de precipitação pode variar entre 50 e 70 milímetros em 24 horas, com possibilidade de alagamentos pontuais e risco de movimentações de solo devido à alta umidade.
Apesar do alerta meteorológico, não há indicação de risco que exija a suspensão das atividades escolares, segundo a Prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação informou que as famílias que optarem por não levar os filhos à escola terão as ausências justificadas. Caso houvesse avaliações ou atividades avaliativas programadas, as escolas vão garantir nova data, evitando prejuízos aos estudantes.
O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Carlos Olímpio Menestrina, ressaltou que ao AJ Notícias, que a cidade terá chuva concentrada, mas em intensidade mais amena que outras regiões do estado.
"Os nossos meteorologistas estão acompanhando toda essa evolução do ciclone que se forma no alto mar. Nós vamos ser atingidos com um índice pluviométrico de 50 a 70 milímetros, distribuídos desta noite até amanhã à tarde, podendo haver, em algum ponto, uma chuva mais concentrada, provocando algum alagamento pontual", explicou Menestrina.
Ele acrescentou que a maior concentração de chuva deve ocorrer entre o final da madrugada e o início da manhã, mas que o tempo deve abrir durante o dia, com quarta-feira prevista como um dia de sol, embora com ventos fortes.
Já a Secretaria Estadual de Educação, determinou a suspensão das aulas em escolas da rede situadas em áreas classificadas como laranja (alto risco) e vermelho (muito alto).
Nesta segunda-feira (8), estão suspensas as aulas vespertinas e noturnas nas regiões Meio-Oeste, Planalto Norte, Oeste e Extremo Oeste. Na terça-feira (9), a suspensão se estende aos turnos matutino, vespertino e noturno em Meio-Oeste, Planalto Norte, Oeste e Extremo Oeste, além de Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, um ciclone extratropical deve influenciar o tempo em Santa Catarina entre esta segunda-feira (8) e quarta-feira (10), provocando temporais, ventos intensos e riscos associados, como alagamentos, enxurradas e destelhamentos, com intensidade variável conforme a região.
Para segunda-feira (8), a previsão indica início do dia com sol e temperaturas elevadas, seguido de aumento da nebulosidade. A partir da tarde, o Oeste deve ser a primeira região afetada pelo ciclone, com chuva forte, queda de granizo e ventos intensos. O Grande Oeste e o Planalto Norte concentram os maiores riscos, incluindo possíveis danos na rede elétrica e alagamentos, enquanto o Vale do Itajaí e o Planalto Sul apresentam risco moderado e o litoral deve registrar temporais isolados.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Na terça-feira (9), considerada o pior dia do evento climático, o ciclone avança pelo estado trazendo chuvas persistentes e volumosas em todas as regiões, incluindo o litoral. As temperaturas devem cair para cerca de 20°C, e rajadas de vento no litoral à tarde podem atingir 80 km/h, com risco de danos estruturais, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e agitação marítima, com ondas de até 3 metros entre Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Para quarta-feira (10), o sistema se desloca para alto mar, reduzindo a intensidade das chuvas, mas mantendo ventos fortes no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto e litoral, com rajadas que podem chegar a 90 km/h. Ainda há risco de destelhamentos, quedas de árvores e objetos sendo arremessados pelo vento.
As autoridades reforçam que a população deve evitar áreas abertas, buscar locais seguros, manter distância de árvores e estruturas que possam ceder e recolher ou fixar objetos soltos em quintais e sacadas, a fim de reduzir riscos durante o fenômeno meteorológico.
Mín. 21° Máx. 33°