
Em razão dos alertas emitidos pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a Secretaria Estadual de Educação anunciou a suspensão das aulas nas escolas estaduais localizadas em áreas classificadas como laranja (alto risco) e vermelho (muito alto). O objetivo, segundo o Estado, é a prevenção.
Nesta segunda-feira (8), estão suspensas as aulas vespertinas e noturnas nas regiões Meio-Oeste, Planalto Norte, Oeste e Extremo Oeste. Na terça-feira (9), a suspensão se estende aos turnos matutino, vespertino e noturno em Meio-Oeste, Planalto Norte, Oeste e Extremo Oeste, além de Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, um ciclone extratropical deve influenciar o tempo em Santa Catarina entre esta segunda-feira (8) e quarta-feira (10), provocando temporais, ventos intensos e riscos associados, como alagamentos, enxurradas e destelhamentos, com intensidade variável conforme a região.
Para segunda-feira (8), a previsão indica início do dia com sol e temperaturas elevadas, seguido de aumento da nebulosidade. A partir da tarde, o Oeste deve ser a primeira região afetada pelo ciclone, com chuva forte, queda de granizo e ventos intensos. O Grande Oeste e o Planalto Norte concentram os maiores riscos, incluindo possíveis danos na rede elétrica e alagamentos, enquanto o Vale do Itajaí e o Planalto Sul apresentam risco moderado e o litoral deve registrar temporais isolados.
✅ Clique aqui para seguir o canal AJ Notícias no WhatsApp
Na terça-feira (9), considerada o pior dia do evento climático, o ciclone avança pelo estado trazendo chuvas persistentes e volumosas em todas as regiões, incluindo o litoral. As temperaturas devem cair para cerca de 20°C, e rajadas de vento no litoral à tarde podem atingir 80 km/h, com risco de danos estruturais, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e agitação marítima, com ondas de até 3 metros entre Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Para quarta-feira (10), o sistema se desloca para alto mar, reduzindo a intensidade das chuvas, mas mantendo ventos fortes no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto e litoral, com rajadas que podem chegar a 90 km/h. Ainda há risco de destelhamentos, quedas de árvores e objetos sendo arremessados pelo vento.
As autoridades reforçam que a população deve evitar áreas abertas, buscar locais seguros, manter distância de árvores e estruturas que possam ceder e recolher ou fixar objetos soltos em quintais e sacadas, a fim de reduzir riscos durante o fenômeno meteorológico.

Mín. 21° Máx. 33°