
Para conter a evasão escolar entre adolescentes que ingressam cedo no mercado de trabalho, a 1ª Promotoria de Justiça de Indaial, no Vale do Itajaí, iniciou a construção de um projeto que reúne Ministério Público, Prefeitura e representantes do setor econômico.
A iniciativa irá criar alternativas que para garantir a permanência dos jovens na escola, sem comprometer a rotina de estudos.
Embora Indaial não tenha dados recentes sobre evasão escolar, indicadores do QEdu mostram que o município registra 5,9% de distorção idade-série, índice associado ao risco de abandono escolar.
De acordo com o poder público, o projeto surgiu após sinalizações feitas pelas redes municipal e estadual sobre estudantes que deixam os estudos para ajudar na renda familiar.
A proposta de conter a evasão dos adolescentes na escola deve aproximar empresas, comércio e poder público, articulando condições de trabalho que não prejudiquem frequência, rendimento e continuidade escolar.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A primeira reunião marcou o início de um diálogo entre instituições públicas e privadas e teve a participação da Secretaria Municipal de Educação, da CRE Timbó e da CDL.
As próximas etapas incluem a definição de critérios para participação das empresas e métodos de acompanhamento dos jovens atendidos.
Mín. 18° Máx. 31°