
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu duas investigações para apurar os episódios de violência e uma suspeita de crime de racismo ocorridos no último sábado (15), durante o jogo entre Avaí e Remo, na Ressacada, em Florianópolis, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
As apurações estão com duas Promotorias de Justiça da Capital. A 29ª Promotoria de Justiça, que atua na área do consumidor, investiga as brigas entre torcedores dentro e fora do estádio. Já a 40ª Promotoria de Justiça, responsável pelo enfrentamento ao racismo em todo o Estado, apura um possível crime de racismo motivado por xenofobia, supostamente praticado por uma torcedora do Avaí contra torcedores do Remo.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
A 29ª Promotoria instaurou um procedimento administrativo para esclarecer as agressões. A Promotora de Justiça Priscila Teixeira Colombo enviou ofícios à Polícia Militar pedindo informações sobre o caso e a identificação dos envolvidos. A torcida organizada Mancha Azul também foi notificada e deverá prestar esclarecimentos.
O outro procedimento, conduzido pela 40ª Promotoria, foi instaurado após a divulgação de relatos na imprensa sobre a suposta xenofobia. De acordo com o Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, a investigação busca identificar e ouvir a torcedora envolvida. O MPSC também quer saber quais medidas o Avaí pretende adotar diante do episódio e poderá recomendar ações ao clube para prevenir novos casos.
O MPSC destacou ainda que atua também na prevenção de conflitos. Em setembro, lançou a campanha “Nossa Torcida é pela Paz”, em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), a Federação Catarinense de Futebol e os clubes que disputaram a Copa Santa Catarina.
Antes do início das partidas, jogadores e mascotes entram em campo exibindo uma faixa com o slogan da campanha. Mensagens de união e respeito também são transmitidas nos estádios.
Segundo o Ministério Público, a iniciativa busca reforçar que a construção de um futebol sem violência depende do compromisso de torcedores, clubes e instituições.
Mín. 18° Máx. 30°