
A 40ª edição da Oktoberfest Blumenau não trouxe recordes apenas de público nos pavilhões. A festa também movimentou toda a cadeia turística da cidade, levando a ocupação hoteleira a 83,85%, o melhor resultado dos últimos anos. O levantamento é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs) e aponta um crescimento de 3,86% em relação a 2024, quando o índice ficou em 80,73%.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Segundo o sindicato, o desempenho reforça a recuperação do turismo local e o papel da Oktoberfest como motor econômico para o Vale Europeu. A presidente do Sihorbs, Tatiana Honczaryk, avalia que o resultado expressa não apenas o aumento da demanda, mas também a melhoria na experiência turística da cidade.
"Esta edição foi muito positiva para o setor, não somente em número, mas também em qualidade. Tivemos ótimos retornos dos hóspedes sobre a organização e o clima da festa. Muitos já sinalizaram que pretendem voltar para outros eventos de Blumenau, como o Natal, que começa em breve", afirma Tatiana.
Nos anos seguintes à pandemia, o setor ainda enfrentava oscilações e, em 2023, a enchente que interrompeu a festa por alguns dias provocou uma das piores taxas de ocupação da história. Desde então, os números vêm subindo de forma consistente, sinalizando um novo ciclo de confiança e crescimento para a hotelaria local.
Com os bons resultados, o setor já observa aquecimento nas reservas para a programação natalina e outros eventos do calendário turístico de Blumenau.
Flamengo encara Racing na Argentina por vaga na final da Libertadores
Sem certificado obrigatório, donos de ciclomotores não conseguem registro em Blumenau
Homem sem CNH e sob efeito de álcool causa acidente em Rio dos Cedros; motociclista ficou ferido
Mín. 15° Máx. 23°