
Nascido em Blumenau, Tiago Splitter fará história ao se tornar o primeiro brasileiro a comandar um time da NBA. O ex-pivô, de 40 anos, assume de forma interina o comando do Portland Trail Blazers, após a saída de Chauncey Billups, detido nesta quinta-feira (23) em uma operação do FBI que investiga envolvimento em apostas ilegais.
Segundo o jornalista Shams Charania, da ESPN americana, Splitter, que era um dos seis assistentes técnicos de Billups, foi escolhido pela franquia para assumir o comando da equipe de forma interina até nova definição da diretoria.
O blumenauense chega ao posto após uma temporada vitoriosa no basquete francês, onde dirigiu o Paris Basketball e conquistou a Copa da França e a Liga Francesa de Basquete na temporada 2024/2025. Ele deixou o clube em junho para voltar à NBA e integrar a comissão técnica dos Blazers.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
Primeiro brasileiro campeão da NBA, feito alcançado em 2014 com o San Antonio Spurs, Splitter também acumulou passagens por Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers e pelo espanhol Baskonia, onde é considerado ídolo.
Após se aposentar em 2018, iniciou a carreira como técnico no ano seguinte, integrando as comissões do Brooklyn Nets (2019–2023) e do Houston Rockets (2023–2024). Recentemente, o ex-jogador foi assistente da Seleção Brasileira, ao lado do técnico Aleksandar Petrovic, ajudando o país a garantir vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, após oito anos fora da competição.
Motociclista fica ferido após acidente com carro na Rodovia Ivo Silveira, em Gaspar
Jovem de 18 anos morre em acidente entre carro e moto em Blumenau
CPI do Esgoto de Blumenau deve ser prorrogada por mais 60 dias para incluir relatório técnico final
Mín. 15° Máx. 23°