
Santa Catarina se tornou o segundo estado com mais contratações de jovens aprendizes no Brasil entre janeiro e agosto de 2025, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No período, o estado registrou saldo positivo de 9.827 vagas, representando mais de 10% do total nacional de 96.329 contratações.
O resultado é de um balanço entre 29.451 admissões e 19.624 desligamentos. A maior parte das vagas é ocupada por adolescentes de até 17 anos, em sua primeira experiência no mercado de trabalho, conciliando estudo e emprego.
No ranking nacional, São Paulo lidera as contratações de aprendizes, com 35.844 vagas, seguido por Santa Catarina (9.827), Rio Grande do Sul (8.114), Rio de Janeiro (8.111), Minas Gerais (6.988) e Paraná (5.221).
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O desempenho catarinense destaca o estado como referência na formalização de empregos para jovens, contribuindo para a inclusão de adolescentes no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da economia local.
A contratação de jovens aprendizes ocorre na maioria das vezes por meio de instituições formadoras, como Senac, Senai, Senat e Sescoop, por exemplo. Os jovens cumprem jornada diária entre 4h e 6h, combinando estudo e trabalho, e recebem remuneração e direitos trabalhistas. A prática funciona como porta de entrada para o mercado de trabalho.
Blumenau Futsal perde para o Joinville na semifinal da LNF Talentos e encerra campanha na competição
DNIT libera tráfego definitivo na ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II, entre Ibirama e Apiúna
Blumenau divulga cronograma de rematrículas e matrículas para 2026 na rede municipal
Mín. 18° Máx. 30°