
A Escola de Educação Básica Ervino Venturi, de Gaspar, no Vale do Itajaí, está representando Santa Catarina e o Brasil na XIV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências 2025), que começou nesta terça-feira (21) e segue até sábado (25), no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu (PR).
Com um projeto que une educação, sustentabilidade e inovação, a escola se destacou entre mais de mil trabalhos inscritos de todo o Brasil e do exterior, sendo uma das 46 selecionadas no evento, que conta com a presença de instituições de ensino do Paraguai, Uruguai e Argentina.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do AJ Notícias no WhatsApp
O trabalho desenvolvido pelos estudantes mostra como a matemática pode ser aplicada no dia a dia, a partir do estudo do plantio e da colheita do arroz, uma das principais atividades econômicas de Gaspar.
Durante a produção do trabalho, os alunos realizaram visitas técnicas a arrozeiras locais, fizeram medições de áreas plantadas, cálculos de proporções, gráficos e análises matemáticas com base em dados reais.
Além disso, os estudantes observaram práticas sustentáveis de manejo da água e discutiram soluções para reduzir impactos ambientais, integrando a matemática com a realidade agrícola e ambiental da região.
Identificado jovem encontrado morto dentro de caminhonete submersa em Timbó
Nova pesquisa do Procon aponta variação de até 35% no preço dos combustíveis em Balneário Camboriú
Motorista morre preso às ferragens após grave acidente entre carro e caminhão em Ilhota
Mín. 17° Máx. 28°